Um blog de fotos, viagens, lazer, e muito mais…

Suporte básico de vida pediátrico

2 comentários

O suporte básico de vida pediátrico, é nada mais, nada menos que um conjunto de medidas e procedimentos técnicos, que visam garantir a sobrevivência da vitima até á chegada de ajuda especializada como é o caso dos bombeiros ou INEM.

Sei que muitas mães preferem não tocar no assunto, ou sequer pensar nele, porque acham que se o fizerem estão a atrair o azar.

Sou da opinião contrária, há que falar das coisas sem medos, e quanto mais informação dispor-mos melhor, porque só assim podemos evitar, ou pelos menos tentar evitar o pior.

Ainda assim, surpreende-me que tantas pessoas não liguem a certo tipo de informação, ou porque simplesmente não querem saber, ou porque de fato vivem um bocado alienadas da realidade.

Aqui segue o link, o curso é gratuito e de extrema importancia, não só para os nossos filhos como para qualquer criança que precise.

Como um dos formadores referiu no curso que fiz, quanto mais pessoas forem formadas, menor é o risco de repercussões graves ou muito graves, porque quando se trata de bébés/crianças, todos os segundos contam. E hoje pode ser o filho de um desconhecido a precisar, mas amanhã pode ser o meu.

http://www.ordemenfermeiros.pt/sites/sul/informacao/Paginas/NovasedicoesdoCursodeSuporteBasicodeVidaPediatricoparaPais.aspx

Ainda deixo um relato que descreve na perfeição uma situação real, é arrepiante, é constrangedor, mas é nestas alturas que damos valor ao tempo de dispensamos com o curso.

“Imaginemos que estamos de férias, numa bela praia de Albufeira. Estamos em Julho na força do calor, há pessoas por todo o lado, umas a trabalhar para o bronze, outras aproveitam para ler o jornal e outras simplesmente estão a aproveitar para descansar dos longos meses de trabalho anteriores, e quase que entram num estado de hibernação sempre que se deitam na areia.

Uma criança, de apenas 2 anos, aproveita a distracção ou descanso prolongado dos papás e resolve ir pelo próprio pé até à água, onde já estavam outras crianças.

De repente começa-se a ouvir e a ver uma grande agitação junto à orla da praia, muitos gritos e muita aflição. A curiosidade desperta e vamos ver o que se está a passar. O choque era geral. Uma criança tinha sido arrastada por uma onda mais forte e estava inconsciente. O que fazer…. Chamar o 112, policia, bombeiros, … todos os segundos contam, mas em contagem decrescente…. Os pais chegaram no mesmo instante e ficaram em choque.

Rapidamente se aproximou da criança, verificou se a zona em redor estava em segurança e pediu para as pessoas se afastarem. Debruçou-se sobre a criança e fez uma breve avaliação do estado de consciência da criança, procurando algo que estivesse a obstruir a via aérea e começou a analisar sinais que demonstrassem que a criança estaria a respirar. Não estava….

De seguida optou por fazer 5 insuflações, tendo o cuidado de manter a permeabilidade das vias respiratórias. Procurou mais uma vez sinais de recuperação da respiração. Nada…

Como não respirava, iniciou compressões torácicas, fazendo 1 minuto de SBV (suporte básico de vida), que significa realizar 3 ciclos de 30:2, sendo que a cada 30 compressões torácicas, executam-se 2 insuflações.

Pediu para ligarem para o 112, mas como já o tinham feito continuou o algoritmo do SBV até a ajuda diferenciada chegar…

Passados poucos minutos chegara o INEM. Rapidamente o substituíram e pouco tempo depois a criança recuperara a consciência. Foi euforia total….”

Este relato teve um final feliz, agora imaginem que estão em casa com uns amigos, á beira da piscina, e nuns segundos de distração acontece um acidente e nenhum dos presentes sabe o que fazer, para além de ligar o 112…dá que pensar né?

Anúncios

2 thoughts on “Suporte básico de vida pediátrico

  1. some of your articles are so well written that looks like poetry. congratulations. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

  2. muito obrigada, é sempre bom ter um feedback

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s